DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

A homenagem oficial foi feita em outubro de 2018, no encerramento da XXXVI Semana de Estatística UFAM, e hoje dia, 22/03/2019, os professores do DE entregaram pessoalmente a placa e certificado ao homenageado.

Foram feitos discursos emocionantes pelos professores do DE e pelos alunos do Curso de Estatística em memória da jornada, das conquistas e das contribuições acadêmicas do professor Cardoso que agora se aposenta em 01/04/2019.

O professor José Cardoso foi aluno do Curso de Matemática em 1977 e também foi aluno do Curso de Estatística em 1979 na Universidade do Amazonas (UA), assumiu o cargo de professor do Departamento de Estatística Computação da UFAM em 1983. Fez Mestrado em Estatística na UNICAMP em 1987 e Doutorado em Estatística no IME-USP em 1995. Foi professor de muitos dos atuais professores do DE-UFAM. Atuou ativamente na administração da UFAM, como chefe do DE, coordenador do Curso de Bacharelado em Estatística e vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas.

O Departamento de Estatística, em nome de todos os professores e estudantes sente-se honrado em ter convivido todos esses anos e trabalhado em conjunto com um professor tão ilustre e que deixará saudades.

Slider

Mais uma excelente notícia para o DE, para o Curso de Estatística e para o PPGM.

No dia 21 de fevereiro de 2019 às 14h  no Laboratório Didático III do Departamento de Bioestatística, UNESP em Botucatu - SP, ocorreu a defesa de tese da Professora Edijane Paredes Garcia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biometria da UNESP.

Titulo: "Uso de Polinômios Fracionários nos Modelos Mistos"

Banca examinadora:

Presencial:
Luiza Aparecida Trinca - UNESP ( orientadora)
Miriam Hatumi Tsunemi - UNESP
Silvio Sandoval Zocchi - ESALQ/USP

Vídeo conferência:
Juvêncio Santos Nobre - UFC
Júlio da Motta Singer - IME/USP

Contou também com a presença ilustre da Professora Rosana Parente na platéia.

O DE parabeniza nossa querida colega e deseja votos de sucesso em sua carreira porque chegou o momento de colher os frutos de seu trabalho.

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

PERÍODO DE VIGÊNCIA: AGOSTO/2019 A JULHO/2020

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em conformidade com as diretrizes dos programas PIBIC/CNPq (RN 017/2006 do CNPq), PAIC/FAPEAM (Resolução 008/2016 da FAPEAM) e PIBIC/UFAM (Resolução 040/2012- CONSEPE) torna pública a inscrição para seleção de projetos, concessão de bolsas e registro de alunos voluntários no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2019/2020 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na forma e condições estabelecidas no presente Edital.

Para mais informações acesse: EDITAL 005/2019 - PROPESP.

Em publicação do dia 21 de fevereiro de 2019 site da UFAM comenta sobre o "Plano de Metas para Melhoria da Qualidade do Curso de Estatística" que trouxe mudanças significativas que levaram o curso a conquistar o mais alto conceito (cinco) na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores brasileiros.

Confira a publicação completa clicando no link:: https://ufam.edu.br/2013-04-29-19-37-05/arquivo-de-noticias/9392-acao-estrategica-faz-curso-de-estatistica-receber-conceito-maximo-do-inep.

No dia 30 de outubro de 2018 ocorreu, no Auditório da Faculdade de Estudos Sociais - FES, premiação dos trabalhos que se destacaram durante o XXVII Congresso de Iniciação Científica da UFAM nas categorias “Menções Honrosas” e “Melhores Projetos”. O acadêmico do curso de Estatística, Caio Gabriel Barreto Balieiro, foi agraciado com prêmio de Menção Honrosa pelo trabalho "Modelos de Regressão T de Student com Erro nas Variáveis", orientado pela Professora MSc. Márcia Brandão de Oliveira Martins.