DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Laboratório de Bioestatística (LaBio)

 

HISTÓRICO

 

O Laboratório de Bioestatística foi criado em 29/04/2008 pelo Departamento de Estatística e era vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Patologia Tropical da Faculdade de Medicina da UFAM. O LaBio foi inicialmente coordenado pela Profa. Dra. Maria Ivanilde Araújo, contando com a participação do Prof. Dr. Edmilson de Araújo Silva (UFAM) e Prof. Dr. Basílio de Bragança Pereira (UFRJ), além do Estatístico Érico Jander da Silva Lopes e da discente do Curso de Bacharelado em Estatística Ilma Erásio. Durante sete anos ficou sob a coordenação da Profa. DSc. Maria Ivanilde Araújo prestando serviços importantes de Consultoria Estatística à Comunidade de Saúde da UFAM. Após a aposentadoria da Profa. Dra. Maria Ivanilde Araújo, o LaBio foi coordenado por quase um ano pela Profa. MSc. Carla Zeline Rodrigues Bandeira, como coordenadora, e Prof. MSc. Nelson Lima de Souza Filho, como vice-coordenador; depois disso, foi coordenado pelo Prof. Msc. Nelson Lima de Souza Filho, como coordenador, e Profa. Msc. Carina Coelho Lyra, como vice-coordenadora. A atual coordenação do LaBio é composta pelo Prof. MSc. Diego da Silva Souza, coordenador, e Prof. DSc. James Dean Oliveira dos Santos Júnior, vice-coordenador.

 

OBJETIVOS

 

  1. Prestar assessoria e/ou consultoria estatística aos projetos e trabalhos de pesquisa de docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da área de saúde;
  2. Auxiliar na metodologia estatística e análise dos dados das dissertações de Mestrado e teses de Doutorado na área de saúde;
  3. Contribuir para o aumento da qualidade nas publicações da área de saúde da UFAM;
  4. Oferecer cursos de atualização em Bioestatística e em utilização de Software Estatístico.

 

 

LOCALIZAÇÃO

  

Centro de Ensino e Pesquisa - CEP

Comissão de Residência Médica - COREME

Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV

Avenida Apurinã, nº 4, Praça 14 de Janeiro

CEP: 69020-170. Manaus, Amazonas, Brasil

 

 

ATENDIMENTO

 

De Segunda à Sexta-feira das 08:00 às 12:00.

  

COORDENAÇÃO DO LaBio

 

COORDENADOR:

Prof. MSc. Diego da Silva Souza

 

VICE-COORDENADOR:

Prof. DScJames Dean Oliveira dos Santos Júnior

 

E-mail:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Telefone:

(92) 3305-4782

 

BOLSITAS

O LaBio conta com alunos do curso de Bacharelado em Estatística. que realizam trabalhos de consultoria/assessoramento. 

 

 

PROJETOS

  • Atualmente, está em execução o Projeto PIBEX: "Apoio Estatístico para à Comunidade da Área de Saúde", com 5 (cinco) alunos, sendo que 1 (um) é bolsista e 4 (quatro) são voluntários.

 

ESTRUTURA FÍSICA

O LaBio funciona em uma sala do HUGV, com 3 computadores, 2 nobreaks, 1 impressora a laser, 1 quadro branco, 2 notebooks, 1 datashow, 1 HD externo.