DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

O Departamento de Estatística atua na área de concentração em Estatística no nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM) e no nível de doutorado do Programa de Doutorado em Matemática (PDM) em parceria com o Departamento de Matemática. 

 

Histórico do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM)

 

Em 1998 foi criado o Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGM), em nível de mestrado, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo inicialmente Geometria Diferencial como única área de concentração e vindo a ser recomendado pela CAPES em 2002. O PPGM está instalado nas dependências do Instituto de Ciências Exatas e oferece o Curso de Mestrado em Matemática com áreas de concentração: Matemática, nas subáreas de Geometria, Análise e Álgebra; Matemática Aplicada, nas subáreas de Otimização, Biomatemática, Teoria do Controle e Computação Gráfica; e Estatística. Até fevereiro de 2019 o Programa já formou 119 mestres.

 

Histórico do Programa de Doutorado em Matemática (PDM)

Em 2010 foi criado o Programa de Doutorado em Matemática (PDM) em associação ampla entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Amazonas, tendo como áreas de concentração: Análise e Geometria. Sua infraestrutura física e de recursos humanos está nas dependências da Faculdade de Matemática da UFPA e no Instituto de Ciências Exatas da UFAM. Em meados de 2017 o PDM-UFPA/UFAM ampliou suas áreas de concentração oferecendo agora, na área Matemática, as subáreas de Geometria e Análise; e na área de Matemática Aplicada, as subáreas de Otimização, Computação Gráfica, Estatística e Análise Numérica. Até fevereiro de 2019, o PDM-UFPA/UFAM já formou 12 Doutores na UFAM na área de Geometria. Mais informações encontram-se na página do programa: www.ppgm.ufam.edu.br

 

Área de concentração em estatística

  1. MESTRADO: Faz parte do Programa de Pós graduação em Matemática (PPGM) desde 2006 e até o presente momento 22 já concluíram.
  2. DOUTORADO: Esta área faz parte Programa de Doutorado em Matemática(PDM) desde 2018 e atualmente conta com dois alunos com teses em andamento.

Linhas de pesquisa mestrado/doutorado – área de concentração estatística

  • Análise de Sobrevivência e Confiabilidade
  • Estatística Espacial
  • Modelos de Regressão
  • Modelos Dinâmicos

Formas de ingresso

  • Aprovação no curso de INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE (segundo mestre);
  • Prova (Início do ano-versando sobre Probabilidade e Inferência).

Corpo docente, Área de concentração em estatística mestrado/doutorado

Prof. Dr. Celso Rômulo Barbosa Cabral

FORMAÇÃO

Doutorado – Universidade de São Paulo, 2000.

Pós-Doutorado – Universidade de São Paulo, 2008 e Universidade de Campinas, 2015.

ÁREAS DE INTERESSE

Distribuições assimétricas

Mistura de distribuições

Modelos mistos

 

Prof. Dr. James Dean Oliveira dos Santos Júnior

FORMAÇÃO

Doutorado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

ÁREAS DE INTERESSE

Modelos Dinâmicos

Conflitos de Informações